terça-feira, abril 04, 2006

O fenómeno Choir Boys


Ainda me lembro quando apareceram as bandas de canto Gregoriano. Era tão puto que ainda nem tinha espinhas... Na altura fizeram grande sucesso e posso até afirmar que gostava!

Mas longe estava eu de prever que isto era apenas o começo de uma bola de neve a cair do Evereste, que aumenta, aumenta, aumenta e nunca mais acaba...

Estes cantos Gregorianos passaram a ser definidos como música do elevador, isto é, qualquer elevador passava música de cantos Gregorianos visto ser uma música "easy listening" e ninguém parecia se importar com aqueles sons relaxantes.

Até aqui tudo bem!

Não fossem os Pan Pipes chegarem para tirarem o lugar aos cantos Gregorianos. A história repete-se. Esta, sim, foi considerada a VERDADEIRA música de elevador pela grande calma que transmite nas pessoas (pelo menos a algumas...).

Depois, como se tratasse de uma grande rivalidade entre a Coca-Cola e a Pepsi, voltam os cantos Gregorianos à carga com um novo Cd de músicas conhecidas por todos nós, só que com a particularidade de serem cantadas, nada mais nada menos, do que em canto Gregoriano.

Os indivíduos lá dos Pan Pipes pelos vistos ficaram lixados, porque no ano a seguir lançaram um Cd. Este, claro, sem fugir aos sons tradicionais das flautas dos Pan Pipes, mas com a grande PARTICULARIDADE e ORIGINALIDADE de todas as músicas serem covers de músicas famosas que toda a gente conhece a letra!

Mais tarde, se calhar até demais, surgiu uma banda Portuguesa de canto Gregoriano. Esta banda, da qual eu nem me lembro do nome, cantava adivinhem oquê? Já está? Para quem adivinhou os meus mais sinceros parabéns! É porque ficaram tão marcados quanto eu com a imagem de três tipos a cantarem a música: "Ao passar o Navio" dos Delfins em canto Gregoriano!!!!

Como é óbvio seguiram-se sessões intensas de terapia todos os dias durante 5 anos da minha adolescência para conseguir acabar com o choque de tal visão. Ainda hoje acordo aos gritos durante a noite cada vez que sonho com essa visão.

Mas hoje em dia, nada disto é actual. Já não ouvimos nem os cantos Gregorianos nem os Pan Pipes nos elevadores. Salvo raras excepções, claro. Hoje em dia temos um novo fenómeno que dá pelo nome de Choir Boys!!!

Para quem vive numa gruta isolado no topo de uma montanha sem Tv é normal não saberem quem são os Choir Boys. Mas só mesmo essa gente. Porque de resto TODA a gente tem de saber quem são o raio dos Putos do Coro.

Mas como os homens da montanha também têm necessidade de saber quem são os Choir Boys, aqui vai a explicação. Eles são um grupo de míudos com idades à volta dos 8-10 anos, que cantam em coro, com vozes muito fininhas e afinadinhas. Até aqui tudo normal e tal... Não fossem, o raio dos putos cantar músicas também por todos nós conhecidas, que só por si já denota alguma falta de originalidade.


O que acontece de grave é que nos video-clips, os míudos estão a olhar para a camera como se passassem fome. Ontem à noite não conseguia fechar os olhos sem ver a cara de um dos putos, precisamente o da foto, a cantar a "Tears in Heaven" do Eric Clapton, como se quase a chorar e a dizer por favor compra o meu disco senão eu passo fome!!! Ora, eu tenho pena do míudo, mas duvido que ele passe fome, porque só o dinheiro que fizeram da quantidade de discos que venderam em Portugal já daria para alimentar um pequeno país africano.

E isto é mais uma daquelas coisa que me deixam REALMENTE ABORRECIDO!!!

6 Comments:

At 5:22 da tarde, Blogger Etelvina said...

o que me faz confusão nesse video, é mesmo a exploração infantil exacerbada!
Meninos vestidos de gente grande, em grande sedução, como se fossem raçados de George Clooney ou algo do género.
MAS ESTA GENTE ANDA A DORMIR????

Com 10 anos NINGUEM quer ser sexy!(ou pelo menos não devia querer) Com 10 anos, REBOLA-se na lama, joga-se bola, às "caçadinhas" e chaga-se os irmaos e primos mais novos!
Então onde é que fica a INFANCIA??? acaba aos 3 anos,é?!

concordo contigo! Fico POSSUIDA com aqueles miudos

 
At 10:24 da tarde, Blogger m_stern said...

eu sei que também sou desconfiadas por natureza, mas isto parece-me tudo muito promíscuo

 
At 3:59 da tarde, Blogger O Homem Aborrecido said...

eu sou da opinião da pipas.
e acho muito estranho os míudos aparecerem nesta altura que se fala tanto em pedofilia.

será que foi um gestor de marketing que identificou as necessidades do segmento pedófilo e decidiu aproveitar-se disso?

 
At 7:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

os cantos gregorianos nao sao com certeza da tua altura visto que tiveram origem com gregorio magno quando ainda se falava latim em portugal... no seculo VI (6)...

 
At 11:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sou Brasileira! adorei seu Blog! beijO! me chamo Lara ..

 
At 6:38 da tarde, Blogger O Homem Aborrecido said...

Olá Lara,

Muito obrigado pelo comentário.
Já não pegava nele há algum tempo e decidi hoje voltar ao activo.

Beijos,

Homem Aborrecido

 

Enviar um comentário

<< Home